quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Flor de Sal

Há dois tipos de pessoas no que toca a escolher o restaurante: as que conhecem três bons sítios e daí não saem a não ser com genuíno sacrifício pessoal e não poucas vezes uma dose considerável de má vontade, e as que não resistem a uma novidade acabada de pescar numa revista ou num suplmento de jornal. O restaurante Flor de Sal, aberto em 2007 na Praça das Flores, é obviamente para o segundo grupo.

O espaço tem tanto de ambicioso como de pobre. A varanda será muito agradável no verão, mas em noites frias impõe-se jantar no interior, que é uma cave com pouca graça. O design de inspiração "Querido mudei a casa" deixa um pouco a desejar, com dois bancos corridos em capitoné branco e almofadas cor de tijolo no limite do conforto, mesas nuas mas bastante largas, e cadeiras de plástico "de design". Sendo portanto algo pífio, poderia funcionar razoavelmente como pano de fundo para a refeição não fosse a luz intensa e algo fria instalada atrás do painel fotográfico ao fundo da sala.  
R: 1/3
M: 1/3

A carta é curta e vagamente pretensiosa: Crostini meets Bruschetta, Gôndola de Endívias, Vieiras grelhadas com mousse de manga e Sushi Quente. As saladas chamam-se florestas. Os pratos são meia dúzia (naco de lombo de vaca, magret de pato, dois risottos, robalo, bacalhau, e duas massas), e as sobremesas quatro, das quais três com chocolate. 
As entradas portaram-se todas bastante bem, especialmente o encontro entre tostas, a gôndola de endívias, e as vieiras bem grelhadas e em feliz combinação com a mousse de manga . 
Já os pratos podiam estar melhor: o risotto de pato enjoativo com excesso de vinho e ave entre o imperceptível e o recozido; o bacalhau bem escalfado, mas crivado de espinhas, e assente numa amálgama saborosa mas embuchativa de batatas em cubinhos, pimento vermelho, chalota e ovos de codorniz cozidos (estes sem a menor graça e claramente a mais); o naco de lombo, banal mas honesto,  tinha óptimo aspecto, mas convenhamos que seria difícil falhar aí. 
Sobremesas: puff de chocolate, que mais se assemelhava a um pequeno vulcão em fim de erupção (agradou), e uma variante de marmelada e queijo, que é algo que sempre que aparecer em qualquer ementa que seja, eu irei pedir. Marmelada, goiabada e doce de leite a acompanhar um requeijão apimentado, muito bem apresentado, a rematar com eficácia um jantar médio.
R: 1/3
M: 1/3

O serviço, assegurado por duas simpáticas meninas, é informal e muito cortês. Encantadora a chamada de atenção para o excesso de pagamento, 14 euros numa conta de 166 euros, e que era obviamente a gorjeta. 
R: 2/3
M: 2/3
 
A refeição para quatro pessoas foi introduzida por duas caipiroskas, e dois gin tónicos, regada com uma garrafa de Duas Quintas, e rematada com 4 cafés e um whisky. 
41.5 euros por pessoa é um preço ligeirissimamente acima do devido.

Pontuação 
R: 4/9 
M: 4/9

Flor de Sal
Praça das Flores, 40
213975065

Sem comentários: